Blog oficial da Lojinha Uai. Informações sobre produtos, receitas, dicas, curiosidades e muito mais!

Como Reutilizar Capsulas de Café (5 Dicas)

A Semana do Meio Ambiente está próxima e nós já vamos fazer nossa parte te ensinando como reutilizar capsulas de café. São infinitas as possibilidades de trabalhos manuais, atividades escolares, acessórios, entre outros.

Para todos os amantes de cafés, assim como nós, nada melhor do que não abrir mão do sabor delicioso da bebida mesmo com a correria do dia a dia. E, por isso, as máquinas de café são as melhores aliadas.

A primeira coisa que pensamos ao comprar uma máquina é explorar todas as opções de bebidas disponíveis para ela. Mas com o passar do tempo percebemos que devemos fazer um consumo consciente e nunca descartar as cápsulas no lixo. Se você ainda não sabia disso, vem comigo que vou te explicar o motivo e te propor 5 maneiras sustentáveis de reutilizar suas cápsulas.

O Destino Correto para as Cápsulas de Café

Agora que o principal você sabe, que é nunca descartar as cápsulas diretamente no lixo, vou te explicar o motivo.

A maioria delas possui alumínio e plástico na composição e esses dois materiais são bem caros e difíceis de reciclar.

De acordo com uma pesquisa divulgada pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), em 2016, a demanda por cápsulas de café representava 0,6% do mercado da bebida no Brasil e, em 2019, este índice já ultrapassou a 1,1%. Em números absolutos, isso significa que, por ano, mais de mil toneladas de cápsulas de café são consumidas no país e a decomposição de cada uma no meio ambiente demora mais de 400 anos.

Então, o que fazer para não precisar abrir mão desse gostinho delicioso do café em cápsula? A resposta é simples: aprender como reutilizar capsulas de café.

Como reutilizar capsulas de café nas escolas

O que não falta é o que fazer com capsulas de café e aqui vamos propor atividades lúdicas para crianças e também dicas de organização.

1. Monte um Jardim

Toda professora, pelo menos uma vez na vida, vai cultivar plantinhas com seus alunos. Seja para o antigo método de plantar feijãozinho ou para cultivar lindas suculentas, as cápsulas de café estão aí para te auxiliar e fazer a vez dos vasinhos.

Veja nas imagens abaixo como vai ficar bem lindo e colorido. Os pequenos – e também os adultos – vão adorar.

Como reutilizar capsulas de cafe fazendo vasinhos de plantas nas escolas

Jardim colorido montado com capsulas de cafe

2. Construa Brinquedos

Com cápsulas de café usadas dá para fazer brinquedos. Quem aqui já brincou de Bilboquê? Olha que proposta legal!

Monte brinquedos com capsulas de cafe usadas

3. Organize seus materiais

Organize corretamente seus materiais escolares em cima das escrivaninhas. Essa ideia é muito útil também para deixar a bagunça do quartinho de costura bem longe!

Cada capsula de cafe serve como pote para uma coisa. Em cada uma delas tem botão, lantejoula ou grampo

Como reutilizar capsulas de café com artesanatos

Se você já passou pelo setor de artesanatos do nosso site, sabe que somos fãs desse tipo de trabalho. Então, confira nossas maiores dicas abaixo.

4. Guirlanda de Natal com cápsulas de café

Que tal enfeitar sua casa para o Natal usando cápsulas de café? É sustentável, fofo e bem econômico.

Como reutilizar capsulas de cafe com artesanato guirlanda de natal

5. Árvore Decorativa

Mas se você procura por um enfeite que dê para ser usado o ano inteiro, a melhor aposta é uma Árvore Decorativa! Vai enfeitar com muita elegância sua sala ou qualquer outro cômodo da casa.

Árvore decorativa usando capsulas nespresso

O que a Lojinha Uai está fazendo pela Sustentabilidade?

Pensando em economia sustentável, a Lojinha Uai não só faz sua parte, como preza por estabelecer parcerias com empresas conscientes.

Como vocês sabem, nós comercializamos as cápsulas de café com notas de chocolate e caramelo compatíveis com máquina Nespresso. Portanto, nossa loja é também um ponto de coleta na cidade de Itajubá. Aqui os clientes podem entregar as cápsulas para que façamos a destinação correta.

Todas as cápsulas Comkafé são destinadas para as escolas municipais da cidade de Brazópolis, aqui no Sul de Minas. Lá, os alunos fazem todas essas atividades lúdicas que citei anteriormente e muito mais!

Por essas ações, a Farmer Indústria de Alimentos, fabricante das cápsulas Comkafé, conquistou o Selo Verde, dado pela ONG Grupo Dispersores.

Até o momento, maio de 2019, somente 12 empresas são certificadas e, por isso, saímos na frente mais uma vez!

Certificado Selo Verde emitido pela ONG Dispersores

E agora que você já sabe como reutilizar capsulas de café, que tal entrar no nosso site e tomar uma xícara de café?

Para comprar seu pacote com 10 cápsulas compatíveis com máquina Nespresso, basta clicar na imagem abaixo.

Dê um clique nessa imagem de café e seja direcionado para o site Lojinha Uai para comprar a sua capsula

*Esse artigo é 100% autoral. É proibida a reprodução total ou parcial sem autorização. Protegido pela Lei de Direitos Autorais nº 9610/98.