Blog oficial da Lojinha Uai. Informações sobre produtos, receitas, dicas, curiosidades e muito mais!

Azeite de oliva: Conheça o pioneiro no país e veja seus benefícios

Que é ótimo para a saúde não é nenhuma novidade, mas você sabia que azeite de oliva pode ser também delicioso quando possui baixo teor de acidez?

Ele não serve apenas para cozinhar e harmonizar com saladas, mas também pode ser consumido puro e é uma alternativa natural na prevenção de algumas doenças.

Produzidos em diversos tipos, conforme a variedade da azeitona, o Sul de Minas Gerais é o local onde estão os melhores azeites do país.

Neste post, vamos falar sobre o azeite de Maria da Fé, o município pioneiro na produção desse óleo e referência nacional no ramo da olivicultura; apresentar os seus diferenciais e benefícios para a saúde.

Então, vamos conferir?

O melhor azeite de oliva nacional é o de Maria da Fé

Há mais de 35 anos, o pequeno município de Maria da Fé, na região sul de Minas Gerais, foi escolhido pelos técnicos da EPAMIG (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais) para ser o primeiro a sediar o trabalho de plantio e pesquisa de oliveiras.

Os principais fatores dessa escolha foram a localização da cidade, o clima e o solo da região. Maria da Fé fica a mais de 1200 metros de altitude e possui as temperaturas mais baixas de toda Minas Gerais, condições que são essenciais para se produzir um azeite de altíssima qualidade, super finos e em ótimo ponto de aroma, sabor e valor nutricional.

Além disso, Maria da Fé reserva um dos maiores tesouros gastronômicos da região, construindo verdadeira identidade no estado Minas Gerais e o mais saboroso é o Azeite Dona Maria da Fé, como veremos a seguir.

Plantação de azeite de oliva
(Foto: Arquivo pessoal – Dona Maria da Fé)

Encontre aqui Azeite Dona Maria da Fé.

Banner para comprar produtos artesanais do Sul de Minas Gerais

 

Conheça o Azeite Dona Maria da Fé

Desde 2004, o Azeite Dona Maria da Fé é reconhecido pela produção de óleos extra virgem alta qualidade e valor agregado.

Produzido na Campos Maria da Fé, no mesmo terreno onde foi construído a Fazenda Maria da Fé, por José Rodrigues Braga, que, em 1778, casou-se com Dona Maria da Fé de São Bernardo e, desde então, passaram a residir na fazenda.

Assim que o marido faleceu, Dona Maria da Fé assumiu a direção da família e das terras e, em pouco tempo, a matriarca tornou-se uma das maiores influências da região.

O azeite, que inicialmente teve suas mudas importadas da Espanha, mas atualmente já tem o seu plantio totalmente mineiro, leva o seu nome como uma singela forma de homenagear aquela que deixou como legado uma cidade inteira que muito a admira.

O diferencial está, sobretudo, na baixíssima acidez do azeite de oliva, que é 0,2%, enquanto a média de acidez dos outros nacionais está em 0,7%.

Azeite de oliva de Maria da Fé
(Foto: Arquivo pessoal – Dona Maria da Fé)

Tamanho o seu reconhecimento que a produtora Neide deu uma entrevista para o programa Revista do Campo e o vídeo foi disponibilizado pelo canal Repórter Agro, conforme você pode conferir abaixo:

Azeite Arbequina  

O Azeite Dona Maria da Fé da variedade Arbequina tem acidez 0,2% e a sua origem vem da Arberca, região de Catalunha, na Espanha.

Ele tem como características o seu sabor frutado maduro, com notas de alcachofra e tomate. Possui também aroma herbáceo de grama verde recém-cortada.

É bem suave e harmoniza bem com pratos leves, como saladas verdes, carnes brancas, legumes grelhados, frutas e sobremesas.

Azeite de oliva em saladas
(Foto: Shuttertock)

Azeite Arbosana

Assim como o Azeite Arbequina, o Arbosana Dona Maria da Fé também tem acidez 0,2%.

Primordialmente, ele é apreciado por suas características organolépticas, possuindo sabor frutado e um toque de amargor.

Com notas de tomates maduros, amêndoas, banana e chá de camomila, é ideal para acompanhar feijão, massas, saladas de folhas amargas ou para ser borrifado sobre sopas e bife grelhado.

É também bem picante e, por isso, combina com alimentos de sabores fortes, além de harmonizar muito bem com chocolate e tortas.

Azeite de oliva em receitas com chocolate
(Foto: fogao-democratico)

Benefícios do azeite de oliva extra virgem

Dentre todos os tipos de azeites, o azeite de oliva extra virgem é o melhor para a saúde.

São inúmeros os seus benefícios, conforme veremos a seguir:

  • Fortalecimento do sistema imunológico, devido a presença de ácidos graxos;
  • Controle do nível de colesterol e melhora da saúde cardiovascular;
  • Auxílio na absorção de vitaminas lipossolúveis do tipo A, D, E, K;
  • Poder antioxidante, colaborando com o não aparecimento de rugas e, consequentemente, o rejuvenescimento da pele;
  • Prevenção de doenças degenerativas e câncer;

Consumir uma colher pura pela manhã também é ótima para emagrecer e desintoxicar.

Azeite de oliva consumido puro
(Foto: Vix)

Agora que você já conhece o diferencial do nosso azeite de oliva, compartilhe esse post em suas redes sociais para que seus amigos encontrem motivos para se preocupar com a saúde também.

Até a próxima!

*Esse artigo é 100% autoral. É proibida a reprodução total ou parcial sem autorização. Protegido pela Lei de Direitos Autorais nº 9610/98.