Blog oficial da Lojinha Uai. Informações sobre produtos, receitas, dicas, curiosidades e muito mais!

Própolis Sem Álcool ou Alcoólico: Qual é o melhor?

A Própolis é utilizada pelas abelhas como mecanismo de defesa e também fornece inúmeros benefícios para as pessoas, como nós já falamos várias vezes por aqui. Ela apresenta propriedades antioxidantes, antivirais, antifúngicas e antibacterianas, podendo ser usada tanto no tratamento de doenças quanto como medida preventiva. No entanto, poucas pessoas sabem diferenciar a Própolis sem Álcool da Própolis com álcool. Será que você sabe?

Se você quer saber as diferenças entre os dois tipos e escolher o melhor para seu organismo, continue a leitura desse nosso post!

Como aumentar a imunidade consumindo pote de mel e própolis sem álcool verde
(Foto: Vital at men)

O que é extrato de própolis?

A própolis é uma resina produzida pelas abelhas para proteger toda a colmeia. Para produzir a própolis, os insetos colhem substâncias das flores e misturam com sua própria saliva e cera. Quando a própolis é produzida a partir da resina do alecrim do campo ela é ainda mais saudável e possui mais propriedades medicinais: é a famosa Própolis verde.

Para as abelhas, esse é um produto impermeável e antisséptico e que impede a entrada de microorganismos na colmeia. Já o uso para as pessoas na apicultura se dá através do processo de raspagem.

Depois de raspar, é feita a limpeza e diluição da própolis, que pode ser feita em álcool ou água, e que dá origem ao extrato de própolis. Agora vamos te explicar quais as diferenças entre os tipos de diluição. Confira abaixo!

Própolis com Álcool ou Própolis Sem Álcool – Qual é o melhor?

Apesar de tanto a própolis com álcool como a sem álcool ser benéfica ao organismo, elas podem ter resultados diferentes na ingestão.

Você lembra das suas aulas de químicas que explicavam que a água é um solvente universal? Pois é, mas há algumas substâncias que se diluem melhor em álcool e esse é o caso da própolis.

A Própolis possui em sua composição fitoquímicos lipossolúveis. Isso significa que a própolis com álcool é capaz de absorver melhor as substâncias saudáveis por ter uma concentração maior de resina.

Então, se você puder escolher, escolha sempre a Própolis com álcool! E não somente isso: observe também a concentração de álcool presente no extrato de própolis.

A Própolis Verde da Lojinha Uai, por exemplo, possui concentração de 30%, enquanto que a maior parte dos extratos disponíveis no mercado que têm média de 11%. Esse é mais um diferencial da Lojinha Uai que leva sempre os melhores produtos até a sua casa.

Própolis verde apicultores
(Foto: meliponario-jardim.blogspot.com)

Além disso, a Lojinha Uai produz Própolis com Álcool de Cereais. Esse é o melhor tipo de álcool para produção de alimentos, devido a sua alta pureza, maciez e palatabilidade.

No entanto, como consequência da alta concentração de álcool, conforme já falamos lá em cima que é de 30%, o sabor do extrato costuma ser mais forte e adstringente, com um leve amargor ao fundo. Por isso, caso você ainda não esteja acostumado com o consumo de própolis diariamente, aconselhamos gotejar em bebidas adocicadas, como chá e sucos, até que seu paladar se acostume.

Mas então a Própolis sem álcool é ruim?

Não é isso, a própolis sem álcool não é ruim. Ela possui as mesmas propriedades, porém a absorção no organismo é diferente. Como você acabou de ver, de fato a melhor opção é o extrato de própolis com álcool, mas há alguns casos em que as pessoas têm restrição na ingestão de álcool. Nesse caso, a própolis sem álcool, diluída apenas em água, é uma ótima alternativa. É a melhor opção para pessoas com doenças no fígado, crianças e gestantes.

Própolis verde e mel
(Foto: Beleza e saúde)

E agora que você já sabe como escolher entre extrato de própolis com álcool ou sem álcool, não há mais desculpas para não começar a usar o produto regularmente. Seu organismo agradece! 🙂

Dá uma conferida aqui no site da Lojinha Uai que a gente entrega na sua casa, em qualquer lugar do Brasil. Temos própolis em spray e em gotas, é só escolher a que mais te agrada!