Blog oficial da Lojinha Uai. Informações sobre produtos, receitas, dicas, curiosidades e muito mais!

Cachaça Prata ou Ouro: Qual é a diferença?

A cachaça é um destilado 100% nacional e muito presente em nossa vida. Ela é uma delícia, mas atenção: precisa ser verdadeira! Nesse outro post, nós explicamos que cachaça não é igual pinga e tudo o que você precisa saber para escolher uma cachaça boa. Mas vem cá, você sabe qual é a diferença entre cachaça Prata ou Ouro?

Todas as diferenças entre elas estão ligadas aos processos de produção e armazenamento. Mas então chega de enrolar, está na hora de aprender mais um conceito sobre a bebida. Vem comigo!

Cachaça Prata ou Ouro: Qual é a diferença entre elas?

A primeira coisa que identificamos no rótulo de uma garrafa é a nomenclatura “prata” ou “ouro”. Mas o que será que isso quer dizer? Pra um leigo no assunto, a resposta é “tanto faz”. Mas faz muita diferença sim, viu?! Vou te explicar!

Cachaça Prata

A Cachaça Prata é a cachaça translúcida, descansada em tonéis de aço inox. Como ela é apenas descansada e não envelhecida em nenhuma madeira, ela não sofre alteração na sua cor. Por não ter contato com nenhuma madeira, seu sabor original de cana-de-açúcar é preservado.

Cachaça Ouro

A Cachaça Ouro não é descansada, mas sim envelhecida. Nesse processo de envelhecimento, ela deve ficar armazenada em barril de madeira por 1 ano ou mais. Esse é o pré-requisito principal.

O outro requisito é que esse barril tenha capacidade máxima de 700 litros.

Ao passar pelo processo de envelhecimento, a cachaça adquire coloração, sabor e propriedades aromáticas. Essas características ganham forma dependendo do tipo de madeira e do tempo em que a bebida permaneceu em contato com ela.

Cachaça ouro em 3 copos com limão e sal

A Cachaça Prata pode ser descansada em barril de madeira?

Sim, pode. Chamamos, então, de cachaça prata amadeirada. Não confunda amadeirada com envelhecida, tá bom? Lembra que te expliquei que a cachaça envelhecida leva pelo menos 1 ano dentro do barril?

Já a cachaça Prata amadeirada fica apenas alguns dias em contato com a madeira, geralmente 30, 45 ou 60 dias. Esse tempo não é capaz de alterar a coloração da bebida, porém confere aromas e sabores especiais. A cachaça em contato com a madeira neutra acaba se tornando mais “macia” e agradável. É o caso das cachaças amadeiradas em jequitibá rosa e amendoim.

Qual a melhor cachaça para fazer Caipirinha e drinks?

Sua dúvida agora é se a cachaça prata ou ouro é melhor para preparar drinks, não é mesmo? A Cachaça Prata, por preservar o sabor original da cana, é mais fácil de se atingir o equilíbrio com frutas no preparo de drinks. Por isso, é comumente mais procurada para essa finalidade.

A Cachaça Ouro é mais procurada para ser degustada em sua forma pura. Mas nada impede de você experimentar e ver o que mais te agrada, não é mesmo? Que as duas são deliciosas, isso eu te garanto.

Cachaça Prata ou ouro é melhor para fazer caipirinha

Principais madeiras para cachaça

O mais comum é encontrarmos cachaças em madeira de Carvalho. Mas a bebida é bem versátil e aceita uma variedade muito grande de barris. Há, aproximadamente, 24 madeiras diferentes que podem ser utilizadas. Mas as principais são:

  • CarvalhoO carvalho amacia a bebida e confere leves notas de baunilha, o que dá a impressão de doçura. A coloração é amarelo claro;
  • Amendoim: Sobressai o caráter da bebida. Reduz a sua acidez e até mesmo a graduação alcoólica, mas oferece um intenso perfume e sabor de cana-de-açúcar. Com o passar dos dias de armazenamento, a cor da cachaça vai se convertendo em amarelo claro;
  • Bálsamo: Deixa a cachaça super perfumada com aromas herbáceos, sabor levemente adstringente e amadeirado. A cor, por sua vez, fica um dourado bem claro;
  • Castanheira: Deixa a cachaça com sabor levemente adocicado, lembrando a própria castanha-do-pará;
  • Jequitibá-rosa: Considerada uma madeira neutra que não altera a cor da cachaça. As cachaças amadeiradas em jequitibá-rosa entram na categoria prata. Ela diminui a acidez e confere maciez à bebida;
  • Umburana: Com menor acidez, a cachaça fica amarelada e levemente docinha.

Variedade de tamanhos de garrafa da cachaça boa da Pedra

Concluindo

Agora ficou fácil, né? Você nunca mais vai errar na hora de comprar uma Cachaça Prata ou Ouro. Então, agora está na hora de você conhecer a loja virtual da Lojinha Uai e navegar entre as cachaças para escolher a sua preferida. Se tiver dúvidas, aproveite para levar nosso kit cachaça colecionador, com long necks para você provar as diferentes características das madeiras. Vem cá pra você ver!