Blog oficial da Lojinha Uai. Informações sobre produtos, receitas, dicas, curiosidades e muito mais!

10 Curiosidades sobre Minas Gerais que você nem imagina

Não tem nada mais gostoso do que fazer turismo em Minas Gerais, não é mesmo? Só quem já esteve aqui, sabe o quanto o povo é hospitaleiro e o sotaque é gostoso. Quem nunca esteve por esses lados de cá, só de ouvir sobre os traços da nossa personalidade mineira já morre de vontade. Mas o que eu quero te contar agora são 10 curiosidades sobre Minas Gerais que se bobear tem muito mineiro que não sabe.

Quer ter as melhores experiências em suas viagens por Minas Gerais? 

Veja aqui a lista dos melhores hotéis de Minas e escolha seu próximo destino!


Booking.com

10 Curiosidades sobre Minas Gerais que nem os mineiros sabem

1) Bandeira de Minas Gerais

Você conhece o desenho da bandeira de Minas Gerais, né? Mas com certeza não sabe o significado. Então, lá vai: o triângulo da bandeira de Minas Gerais remete à Santíssima Trindade e foi proposto pelo nosso herói Tiradentes 🔺. Já a frase “Libertas quae sera tamen” foi proposta por Alvarenga Peixoto, outro inconfidente, e significa “Liberdade ainda que tardia”, fazendo alusão contra o domínio da Coroa Portuguesa.

Bandeira de Minas Gerais estendida no topo da montanha e ao fundo a paisagem das montanhas de Minas
Foto: Pinterest

2) Patrimônios Culturais de Minas

Minas Gerais é o estado brasileiro que tem o maior número de Patrimônios Culturais da Humanidade declarados pela Unesco. São 4 por aqui, dos 14 Patrimônios que existem espalhados por todo o Brasil.

São eles: os centros históricos de Ouro Preto e Diamantina, o Santuário de Bom Jesus do Matosinhos, em Congonhas e, o mais recente, Conjunto Arquitetônico da Pampulha, em BH.

3) A 3º Maior Cachoeira do Brasil está em Minas Gerais

Considerada uma das 7 Maravilhas da Estrada Real, a Cachoeira do Tabuleiro conta com 273 m de queda e fica em Conceição do Mato Dentro.

Inclusive, eu aposto que você morre de vontade de percorrer os caminhos da Estrada Real, não é mesmo? Então, peça o seu passaporte gratuito e acesse o post com todas as dicas para o roteiro da Estrada Real.

Cachoeira do Tabuleiro queda d'agua
(Foto: Pinterest)

4) A maior estalactite do mundo fica em Minas Gerais

Apelidada de Perna da Bailarina, a maior estalactite do mundo é uma formação rochosa de 28 metros de comprimento.

Ela está localizada na Gruta do Janelão, no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, ao norte de Minas, entre Januária e Itacarambi. Especialistas estimam que ela esteja em formação há 140 mil anos.

Estalactite Perna da Bailarina
Foto: Pinterest

5) Significado da palavra UAI

Segundo os historiadores, a expressão UAI teve origem na Inconfidência Mineira para que os inconfidentes se identificassem, despistando a polícia portuguesa. O significado é União, Amor e Independência.

Não sei não essa história. Fato é que hoje UAI faz parte do nosso dialeto mineirês e pode ser usado para afirmar, negar ou perguntar, só depende da entonação da frase. E, claro, é o nome da Lojinha UAI mais mineira que você já conheceu!

Logomarca da nossa loja online de produtos mineiros Lojinha Uai

 

6) Dialeto Mineirês

O Mineirês é um dialeto é parte e ouso dizer que é o sotaque mais gostoso do mundo. Esse tema merece até um post especial de Dicionário Mineirês. Mas eu vou te contar duas curiosidades sobre Minas Gerais que já vão ajudar bastante a entender nossas gírias.

“Bobo” e “Besta” não são palavras agressivas aqui. Pelo contrário, são carinhosas. “Cê é bobo” e “Cê é besta” significam que você é bonitinho ou que você é engraçado. Mas sempre assim: como forma de elogio.

7) Turista de Minas Gerais

Quem mora em Minas, demora mais pra chegar no aeroporto do que na cidade destino. Nas cidades menores não tem aeroporto, então a gente precisa viajar até SP, BH ou RJ. E quem mora em BH sofre também, viu?! Quero ver algum belo horizontino falar que o Aeroporto de Confins não é longe!

Procurando passagem barata partindo ou chegando em BH?

Acesse agora o comparador de preços Passagens Promo e aproveite as promoções!


Seguros Promo

8) “Passa lá em casa”

Mineiro quando fala “passa lá em casa” é pra você passar mesmo, viu? Pode acreditar. A gente vai tá sempre te esperando pra um dedinho de prosa, junto com um cafezim quente e um queijim com goiabada.

Mesa de café da tarde em Minas Gerais, com um bule e uma xícara de café, um pedaço de queijo mineiro e uma goiabada cascão de colher

9) Queijo Minas

E falando em queijo, o queijo minas foi nomeado “Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro” pelo Instituto Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN).

Entre as curiosidades sobre Minas Gerais de gastronomia está que o queijo minas é considerado um patrimonio imaterial

10) Gastronomia Mineira

No dia 5 de julho, Minas Gerais comemora o Dia da Gastronomia Mineira. A gente da Lojinha Uai é suspeito pra dizer, mas a nossa comida é a melhor do mundo sim e a gente morre de orgulho disso.

E tem mais, para nós, mineiros, o fato de vc ter comido pão de queijo de outro lugar, doce de leite de outro lugar ou pé de moleque de outro lugar não vale de nada. Pra gente, é como se você nunca tivesse comido. Vc tem que comer os que são feitos aqui! Aí sim você vai ver o que é bom! ❤️

Paçoca de colher para decoração de Festas Juninas

Ser mineiro é bom demais! Gostou das Curiosidades sobre Minas Gerais? Então, compartilhe com os seus amigos e aproveita para conhecer a nossa lojinha. Nós levamos Minas até você, em qualquer cidade do Brasil!