Blog oficial da Lojinha Uai. Informações sobre produtos, receitas, dicas, curiosidades e muito mais!

Azeitona Arbequina Produz o Melhor Azeite do País no Sul de Minas

Não é apenas o sabor do vinho que sofre influência com as variedades de azeitona. Elas também dão características bem distintas aos azeites extravirgens. Aqui no Sul de Minas, por exemplo, a azeitona Arbequina produz um azeite super reconhecido no país, diretamente da cidade de Maria da Fé.

Você ainda não conhece? Então, essa é a sua chance de saber tudinho!

A Azeitona Arbequina

Diferente do que muitos pensam, as azeitonas não se diferem apenas pelo tipo de maturação e se elas são azeitonas verdes ou pretas.

Pelo mundo, existem muito mais de mil tipos diferentes de cultivares de oliva e cada um deles transfere para o óleo uma característica singular.

No caso da Azeitona Arbequina, seu nome é proveniente do povo Arbeca, da região de onde ela é originária, em Catalunha, na Espanha.

Sua origem é datada do século XVII e sua maior característica é o fato de ser bem aromática e dar origem a um azeite frutado e fresco, com excelentes características organolépticas e notas de alcachofra e tomate.

Plantação de azeite de oliva
(Foto: Arquivo pessoal – Dona Maria da Fé)

Além disso, também é importante dizer que a mesma variedade de azeitona possui resultados distintos dependendo do local onde ela é cultivada. Isto é, ainda que as oliveiras fossem cultivadas de uma mesma forma e as azeitonas fossem colhidas nas mesmas condições, as diferentes características do solo e da região formam um azeite totalmente diferente. E é por esse motivo que o melhor azeite do Brasil é produzido na cidade de Maria da Fé.

O Azeite Arbequina de Maria da Fé

Há mais de 35 anos, a pequena cidade de Maria da Fé, no Sul de Minas, foi escolhido pelos técnicos da EPAMIG (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais) para ser o pioneiro do país a sediar o plantio e pesquisa de oliveiras.

Essa escolha foi justificada pela localização da cidade, aos pés da Serra da Mantiqueira. Com clima e solo privilegiado, Maria da Fé fica a mais de 1200 metros de altitude, o que confere ao município as temperaturas mais baixas de todo o estado de MG. Essas condições são essenciais para se produzir um azeite de oliva extravirgem com um grande padrão de qualidade, ponto perfeito e alto valor nutricional.

Então, te apresento, finalmente, o Azeite Dona Maria da Fé, com apenas 0,02% de acidez, enquanto os outros azeites produzidos no país têm uma média de 0,7%.

Azeite Dona Maria da Fé produzido com azeitona arbequina

A sua acidez reduzida confere uma baixa estabilidade. Por isso, é muito delicado e considerado um artigo raro nas mesas brasileiras. Uma vez engarrafados, é importante que sejam mantidos longe da luz e do calor, pois tendem a oxidar com facilidade.

De sabor frutado maduro, o azeite de oliva extravirgem Dona possui um aroma herbáceo de grama verde recém cortada. Suave e equilibrado, harmoniza bem com pratos leves, como saladas verdes, tomates, carnes brancas, legumes grelhados, frutas e sobremesas.

Azeite de Maria da Fé é produzido em quantidade limitada

Apesar da azeitona Arbequina ser uma espécie bem produtiva, no ano de 2019 não foi possível produzir muitos azeites em Maria da Fé.

O período de colheita ocorre no mês de Fevereiro. Neste ano, as chuvas não foram tão abundantes no Sul de Minas para produzir uma grande quantidade de azeite.

Além disso, no mês de Abril, aconteceu, em Maria da Fé, a Festa do Azeite. A festividade reuniu turistas do Brasil inteiro e os azeites logo esgotaram das prateleiras.

Porém, a Lojinha Uai ainda comercializa uma quantidade limitada de vidros. Por isso, é importante você se apressar para garantir o seu clicando no banner abaixo ou nesse link.

Banner que irá direcionar para a compra do Azeite de Oliva Extravirgem Arbequina Dona Maria da Fé

Benefícios do Azeite de Oliva

São incontáveis os benefícios do Azeite, ainda mais o Extra Virgem, como o Dona Maria da Fé.

Ele contribui para controlar o colesterol, o que favorece a saúde cardiovascular; é um poderoso antioxidante que previne o aparecimento de rugas e de células cancerígenas no nosso corpo; auxilia na absorção de vitaminas lipossolúveis do tipo A, D, E, K; entre outros. Além disso, você sabia que beber uma colher de azeite de oliva em jejum melhora nossa função cognitiva?

Muito interessante, não é mesmo? Então, corra para adquirir o melhor azeite do país enquanto ainda tem estoque. E, no caso de ainda ter ficado alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo que responderemos para você.

*Esse artigo é 100% autoral. É proibida a reprodução total ou parcial sem autorização. Protegido pela Lei de Direitos Autorais nº 9610/98.