Blog oficial da Lojinha Uai. Informações sobre produtos, receitas, dicas, curiosidades e muito mais!

Beber cerveja no copo, na lata ou na garrafa: Qual é melhor?

Uma das discussões mais comuns – e também bem antiga – no universo cervejeiro é se tem alguma diferença beber cerveja no copo, na lata ou na garrafa e de que maneira a mudança de recipiente pode afetar o sabor e a qualidade da bebida.

Logo de cara já vamos te dizer: tem MUITA diferença e se você exige que sua bebida seja servida no copo, você está de parabéns porque isso não é “frescura”, como muitos podem pensar.

Vamos descobrir por quê?

Qual é a diferença de se beber cerveja em cada recipiente?

Não apenas a cerveja, mas até mesmo o vinho e o refrigerante, sofrem influência no sabor de acordo com o recipiente em que está sendo ingerido.

Quando se trata de cerveja artesanal, então, o que mais vale é a experiência e, certamente, você não quer desperdiçá-la da maneira errada.

É até pecado beber numa latinha ou numa garrafa e abrir mão de toda a beleza da formação da espuma no copo, todo o aroma e ficar apenas com metade do paladar, não é mesmo?

Beber cerveja no copo ajuda a formar espuma cremosa
(Foto: Facebook Jybá)

O pequeno gargalo da garrafa impede que você sinta todo o aroma da cerveja e, além disso, a latinha e o copo plástico também podem ser descartados, pois o material influencia muito no sabor da bebida.

Você já imaginava? Não? Então, nós – com a ajuda da ciência – mostraremos porque.

Encontre aqui diferentes Copos e Taças para degustar sua cerveja preferida.

Banner para comprar produtos artesanais do Sul de Minas Gerais

Latinha de alumínio, copo de plástico ou de vidro?

Não é apenas nós que dizemos, mas, comprovadamente pela Ciência, cada material que o recipiente é feito afeta a sua bebida de uma maneira diferente.

A latinha de alumínio, bem como aquelas canecas desse material que você deve ter em casa – geralmente, com o brasão do seu time de futebol -, ajudam a gelar a bebida, mas é só isso mesmo que elas fazem.

Assim como gelam rápido, também esquentam rápido. Além disso, o alumínio tem como a maior desvantagem agitar as substâncias voláteis da cerveja, fazendo com que o gás carbônico saia mais rapidamente. Sabe quando a gente acha que a cerveja tá meio “choca”? É por isso.

O copo de plástico, por sua vez, além de degradar o meio ambiente e ser um enorme poluente, possui polímeros que afetam o sabor da bebida. Até as garrafas PET dos refrigerantes não são uma boa opção, mas não vamos entrar no mérito dessa questão.

As melhores opções para beber cerveja são mesmo o copo de vidro ou de cristal. Eles são impermeáveis e bem menos porosos e, por isso, demoram para interagir quimicamente com a cerveja.

São também mais eficientes na hora de reter o gás carbônico e, se você quiser saber mais sobre o copo indicado para cada estilo de cerveja, nós fizemos um post só sobre isso. Não deixe de conferir porque ficou muito legal e tem váááárias dicas para você que adora esse assunto.

Beber cerveja clara na taça de cristal
(Foto: Facebook Maltes Gerais)

Sentir o aroma da cerveja influencia o paladar?

Influencia muito! E nós vamos dar um exemplo bem simples e que todo mundo já viveu.

Você se lembra de quando era criança e sua mãe te dizia para tapar o nariz quando fosse tomar aquele remédio ruim? Como sempre, sua mãe tinha razão!

Com o nariz tapado, nós perdemos muito da nossa capacidade olfativa e, consequentemente, do sabor dos alimentos e das bebidas. Você já notou que quando está gripado e com o nariz entupido, você não sente o gosto de nada, né?

Certamente, você nunca tinha pensado por esse lado. Mas agora já sabe que beber cerveja no copo aguça os seus sentidos e torna tudo mais saboroso.

Beber cerveja IPA na caldereta com emblema da cerveja Iguará
(Foto: Facebook Iguará)

Matéria legal, você não achou? Então, compartilhe nas suas redes sociais para que seus amigos nunca mais cometam erros básicos na hora de beber cerveja.

Nos vemos na próxima dica!

*Esse artigo é 100% autoral. É proibida a reprodução total ou parcial sem autorização. Protegido pela Lei de Direitos Autorais nº 9610/98.