Blog oficial da Lojinha Uai. Informações sobre produtos, receitas, dicas, curiosidades e muito mais!

Bebida mole ou bebida dura? Qual a diferença desses cafés?

Até quem não é amante de café, comumente escuta na TV a cotação do café bebida mole e bebida dura. Já para os apaixonados por uma boa xícara dessa bebida, possuir a informação da classificação do café e entender exatamente o que esperar daquele tipo comprado é muito importante.

Quando descobrimos que a diferenciação é prevista na Instrução Normativa nº 8, do ano de 2003, estabelecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, parece complicado. Mas fique calmo e continue a leitura desse artigo, pois nós vamos explicar de uma forma bem simples e didática para você.

Qual a principal diferença entre o grão bebida mole ou bebida dura?

Em primeiro lugar, saiba que a principal diferença é que o açúcar natural do grão na bebida deve ser repassado para a xícara na bebida mole. Já na bebida dura isso não ocorre.

Essa diferenciação ocorre de acordo com a manipulação dos grãos no estágio de maturação, processamento e torra do café e é facilmente percebida pelo paladar.

Na Lojinha Uai, você encontra cafés deliciosos e que agradam a todos os gostos e vamos te explicar o que esperar ao adquirir cada um deles.

I love coffee bebida mole sendo o I representado por uma colher, o love representado por grãos de café formando um coração e o coffee representado por uma xícara cheia de café
(Foto: Banco de imagens Lojinha Uai)

Banner para comprar produtos artesanais do Sul de Minas Gerais

Bebida mole

Os cafés de bebida mole são os Gourmets e que apresentam uma suavidade muito agradável ao paladar.

Algumas variações de grãos bem conhecidos são os Bourbon Amarelo ou Catucaí Amarelo, que podem apresentar características sensoriais bem marcantes. Por exemplo, notas florais, cítricas ou frutadas.

Um outro exemplo bem conhecido aqui da Lojinha Uai é o com notas achocolatadas.

Pacote de café com aroma chocolate bebida mole e um prato com duas barras de chocolate
(Foto: Lojinha Uai)

Conforme explicamos, o açúcar natural já se faz presente e, por isso, o uso de mais açúcar ou de adoçante é totalmente dispensável. Inclusive, é até um desperdício. Bom mesmo é saboreá-lo de maneira natural. A gente garante uma experiência única não só para o paladar, mas também para o olfato.

Ele não é um café de bastante rendimento. Para se ter uma ideia, os fabricantes que trabalhamos recomendaram cerca de 3 a 4 colheres de sopa para 1 litro de água.

Bebida dura

Os cafés bebida dura são de excelente qualidade, porém não extraordinários. São mais comumente encontrados nas prateleiras e, por isso, não possuem um preço mais elevado como o anterior.

Quando saboreado, a língua fica seca e adstringente, sendo fácil perceber uma certa aspereza no sabor.

Ele é bem encorpado e rende mais. Por isso, aí vai a nossa indicação: faça o café especial em pequenas quantidades, usando um coador de café individual, para apreciação.

Café gourmet de bebida mole preparado em coador individual
(Foto: Lojinha Uai)

No entanto, quando for fazer em grande quantidade, para servir as visitas, opte por um bebida dura, mais comum e que facilmente vai preencher a sua cafeteira.

Café Brazópolis feito na cafeteira
(Foto: Lojinha Uai)

Agora que você já está por dentro da diferença do café bebida mole e do café bebida dura, é importante que saiba que há um outro fator muito relevante que deve ser levado em consideração na hora de escolher a sua bebida. E é se os grãos são do tipo Robusta, também conhecido como Conilon, ou se são 100% Arábica, que são os melhores cafés. Nós explicamos tudo tim tim por tim tim nesse outro post.

Continue acompanhando nossas dicas aqui no blog e através da nossa página no Facebook. Nos vemos na próxima curiosidade!

*Esse artigo é 100% autoral. É proibida a reprodução total ou parcial sem autorização. Protegido pela Lei de Direitos Autorais nº 9610/98.