Blog oficial da Lojinha Uai. Informações sobre produtos, receitas, dicas, curiosidades e muito mais!

Café Catucaí Amarelo: O que é e o que ele tem de especial

Se você está lendo esse artigo, é porque sabe que existe uma grande diferença entre os cafés tradicionais, conhecidos como Robusta, e os cafés arábica, produzidos principalmente em Minas Gerais e conhecidos por serem de altíssima qualidade. Mas provavelmente você ainda não conhece o Café Catucaí Amarelo e as outras variedades de cafés especiais.

Então, você precisa saber que existe uma grande variedade desses grãos gourmet, como o Bourbon, Acaiá, Mundo Novo, Catucaí Amarelo, entre outros e cada uma delas produz um café delicioso e com características sensoriais exclusivas.

No post de hoje, iremos focar no Catucaí Amarelo e mostrar o porquê você deve degusta-lo hoje mesmo.

O que é o Café Catucaí Amarelo?

Variedade do café arábica, produz frutos amarelos com sementes que têm tamanho médio a grande.

Fruto do Café Catucaí Amarelo
(Foto: Banco de Imagens – Lojinha Uai)

Ele foi desenvolvido aproveitando o cruzamento natural entre a variedade Icatú e Catuaí, que significa “muito bom” e daí se origina o nome, que é uma combinação dessas duas palavras e que faz jus ao nome recebido, pois é realmente delicioso.

Esse cruzamento ocorreu nos experimentos dos técnicos do extinto Instituto Brasileiro do Café (IBC), atualmente chamado de Fundação Procafé de Varginha e foi iniciado em 1988.

Após muita pesquisa utilizando o método genealógico de melhoramento, originaram-se os cultivares desses frutos, que são bastante produtivos e possuem alto vigor vegetativo, sendo resistentes à ferrugem-do-cafeeiro e a Phoma/Ascochyta, que são fungos que atacam a lavoura principalmente pela umidade e devido quando ocorre muita chuva.

Por esse motivo, e por ser uma planta de porte baixo, o que facilita nos tratos e na colheita, está virando na preferência dos cafeicultores.

Encontre aqui os melhores cafés mineiros 100% arábica

Banner para comprar produtos artesanais do Sul de Minas Gerais

 

Características desse café

Suave e com acidez média, tem gosto bem doce, sendo um dos poucos cafés que se pode tomar sem açúcar, ideal para os diabéticos ou para pessoas em fase de reeducação alimentar. Além disso, possui sabor cítrico e frutado.

Essas características se derivam da maneira como ele é plantado, geralmente em altitudes bem altas a fim de permitir que o grão absorva melhor os açúcares naturais durante o processo de maturação. Por essa necessidade de ser cultivado em lugares altos e com temperaturas médias, entre 18 a 22ºC, é que se adapta tão bem à região da Serra da Mantiqueira.

Um bom exemplo é o das fotos abaixo, tiradas no Sítio São José, que fica no município de Jesuânia, região sul de Minas Gerais. O seu produtor, Delmar Costa Villela, é o responsável pela produção do Café Pereira Villela.

Plantação de café catucaí amarelo
(Foto: Facebook Pereira Villela)
Terra com plantação do café catucaí amarelo
(Foto: Facebook Pereira Villela)
Como cultivar o café catucaí amarelo
(Foto: Facebook Pereira Villela)

Seu aroma é bem marcante e já dá para sentir através das válvulas aromáticas presentes na embalagem.

Ele é ótimo para tomar puro, mas também para ser incluído em blends, por ser um café bem encorpado.

Além do mais, assim como os outros cafés arábica, ele possui 50% menos cafeína do que os cafés robusta convencionais e isso faz com que a gente não fique “ligadão”, perdendo várias horinhas de sono, independente da hora em que tomamos.

Porém, não se esqueça de tomar um copinho de água antes de degustá-lo, a fim de limpar as papilas gustativas e sentir melhor o seu sabor.

Xícara de café catucaí amarelo
(Foto: Facebook Pereira Villela)

Onde comprar Café Catucaí Amarelo

Por ser um café tão especial, fino e ideal para gostos requintados, geralmente possui um valor mais elevado se comparado aos cafés de prateleiras e não é vendido em grande quantidade e nem em lugares mais populares como os supermercados.

Na maior parte dos casos, são comercializados em pacotes de 250 ou 500g e apenas em cafeterias especiais ou em lojas especializadas, como a Lojinha Uai, por exemplo.

Café catucaí amarelo mineiro
(Foto: Lojinha Uai)

Neste artigo, apresentamos informações úteis sobre características da bebida e do cultivo do Café Catucaí Amarelo, que serve tanto para os cafeicultores que estão pensando na viabilidade de plantar esse fruto, quanto para os amantes de café que pretendem aguçar ainda mais o seu paladar.

E agora que você já sabe o que essa variedade tem de tão especial e também onde consegue comprá-lo, continue acompanhando nosso blog para conhecer também sobre outros tipos de cafés e sobre curiosidades da culinária mineira.

Siga nossa página do Instagram para continuar por dentro desse universo e nos vemos na próxima postagem!

*Esse artigo é 100% autoral. É proibida a reprodução total ou parcial sem autorização. Protegido pela Lei de Direitos Autorais nº 9610/98.