Blog oficial da Lojinha Uai. Informações sobre produtos, receitas, dicas, curiosidades e muito mais!

Cerveja Bock: Conheça o estilo e harmonize com sua Ceia de Natal

A diversidade de estilos, o prazer único sentido a cada degustação e o fato de não deixar com ressaca são só três dos motivos para você apreciar uma cerveja artesanal e, a fim de introduzir vocês a esse universo, é que vamos explicar cada um dos estilos produzidos e comercializados pela Lojinha Uai e, no artigo de hoje, é a vez da Cerveja Bock.

Com receita exclusiva da nossa parceira Maltes Gerais, é uma das mais queridas pelos nossos consumidores. Quer conhecer? Então, vem com a gente!

Como surgiu a cerveja Bock?

Essa história surgiu no norte da Alemanha, na cidade Einbeck, e é datada da metade do século XIII.

Essa cidade era membro de uma poderosa liga comercial chamada Hanseatic League e tinha como especialidade produzir uma cerveja Ale escura, que era exportada para todo o mundo e, principalmente, para Munique e para o consumo da família real da Bavária.

Passado muitos anos, já em 1590, o Duque Wilhelm V, da Bavária, se inspirou e resolveu produzir a sua própria cerveja e criar uma cervejaria na cidade de Munique.

Quando o seu sucessor ocupou o trono, ele contratou um cervejeiro para aprimorar a bebida, que foi fabricada, pela primeira vez, em 1614 e ficou conhecida como Bockbier.

Copo de cerveja bock com espuma bem cremosa na varanda com montanhas da Serra da Mantiqueira ao fundo
(Foto: Facebook Maltes Gerais)

Encontre aqui a Cerveja Artesanal Premium Bock da Maltes Gerais.

Banner para comprar produtos artesanais do Sul de Minas Gerais

Conheça o estilo Bock da Cervejaria Maltes Gerais

Como já explicamos ali em cima, a cerveja Bock vem da escola alemã e a Maltes Gerais foi bem fiel às origens na formulação da receita, mas, claro, dando um toque mineiro especial que somente a cervejaria da Serra da Mantiqueira tem.

Essa cerveja premium, que utiliza de quatro maltes em sua receita, todos Bestmalz, possui formulação elaborada pelo nosso parceiro e dono da Maltes Gerais, Rodrigo Caetano.

Sua coloração é castanha e traz aromas e sabores que remetem aos tradicionais toffees, ou seja, caramelo queimado, bem como notas de ameixas pretas e possui corpo bastante leve, tradicional do estilo de fermentação das cervejas Lager.

Garrafa de cerveja bock deitada por cima de grãos de malte torrados
(Foto: Facebook Maltes Gerais)

Assista ao vídeo abaixo, disponibilizado pela Cervejaria, e veja como esse estilo forma uma espuma bonita e uniforme.

Isso ajuda para que o aroma se mantenha por mais tempo e garante uma boa experiência sensorial durante a degustação, fazendo com que o olfato e o paladar falem a mesma língua.

A Bock da Maltes Gerais não é muito lupulada, a fim de que o apreciador consiga sentir o sabor dos maltes e perceba, no final, um leve amargor, sem exageros.

Seu ABV, também conhecido como Teor Alcoólico, é de 6,0% e seu IBU – graduação de amargor – é 25.

Harmonização Ideal para Bock

Como novos estilos de cervejas ainda estão sendo introduzidos no nosso mercado, a harmonização de cervejas artesanais é ainda algo muito novo e que nos desafia e, por isso, nós já fizemos um guia completo de harmonização aqui no blog.

Será que pode misturar doces com cerveja? A resposta é: deve!

A Bock combina muito bem com uma Geleia de Ameixa Preta, nos dando o que chamamos de harmonização por semelhança, que une a base de maltes escuros mais adocicados e o doce da fruta.

Esse rótulo harmoniza muito bem também com as comidas natalinas e não pode faltar em sua ceia de Natal.

Carnes com temperos mais adocicados como Frango e Tender são ótimas escolhas. Como sobremesa, prefira harmonizá-la com as Rabanadas.

Cervejas artesanais Bock
(Foto: Arquivo pessoal – Maltes Gerais)

E nossa última dica – que é valiosa – é que você não precisa ter medo de analisar bem a sua degustação, com receio de gastar muito tempo e, assim, sua cerveja esquentar.

Notas maltadas ficam mais perceptíveis quando as temperaturas se tornam mais elevadas. Isso significa que as cervejas escuras ficarão ainda mais gostosas quando esquentarem um pouquinho. Por isso, essas são muito indicadas para locais com baixas temperaturas e para curtir aquele friozinho.

É claro que o que vale é o gosto, mas vale o teste. Faz aí e deixa um comentário aqui pra gente contando o que achou!

Copo com cerveja Bock com espuma bem cremosa ideal para baixas temperaturas com uma lareira de fundo
(Foto: Facebook Maltes Gerais)

Neste artigo, ensinamos tudo sobre a história da cerveja Bock e seguimos a risca nossa vontade de aproximar os consumidores do processo produtivo dos nossos produtos.

Como podem perceber, a Bock pode ser degustada com muitas combinações e se ela for introduzida na sua Ceia de Natal, vai surpreender todos os convidados!

Continue nos acompanhando lá no Instagram para descobrir mais curiosidades como essa.

*Esse artigo é 100% autoral. É proibida a reprodução total ou parcial sem autorização. Protegido pela Lei de Direitos Autorais nº 9610/98.