Blog oficial da Lojinha Uai. Informações sobre produtos, receitas, dicas, curiosidades e muito mais!

5 Cidades do Sul de Minas para curtir o inverno

O Inverno esse ano demorou pra dar as caras, mas agora veio socando a bota. E apesar da previsão do tempo ter apontado que os dias mais gelados já acabaram, as cidades do Sul de Minas estão aí para contrariar.

A estação gelada, que vai até 23 de setembro, gosta bastante aqui da região e vários municípios registraram temperaturas negativas. E como a gente gosta de fazer por merecer, o turismo também está se aquecendo e muitos festivais vem aí. Vamos juntos conferir alguns passeios inesquecíveis que você pode fazer?

Cidades do Sul de Minas na Serra da Mantiqueira são as mais frias do Estado

As cidades do Sul de Minas ficam em meio a Serra da Mantiqueira e, como era de se esperar, vem vento de tudo quanto é lado da montanha.

O fato da nossa gastronomia ser considerada a melhor do Brasil, deve muito a isso. Várias das cidades do Sul de Minas ficam a mais de 1000 metros de altitude e o solo e clima são super favoráveis para fornecer ótimas cachaças e o azeite extra virgem em ponto ótimo de sabor, aroma e valor nutricional. Mas isso é assunto para outro post, vamos agora ao que interessa. Bora conhecer cada cantinho do estado e o que você pode fazer por aqui.

1. Maria da Fé

Não é por acaso que Maria da Fé ocupa a primeira posição no nosso ranking de cidades do Sul de Minas para curtir o inverno.

A cidade fica a 1200 metros de altitude e, por isso, é extremamente comum haver geadas. A considerada mais fria cidade de Minas Gerais registra temperaturas que chegam a -4ºC, congelando o orvalho da manhã em flores, árvores e plantações. É um espetáculo a parte que vale a pena a visita.

Todo ano rola o Festival de Inverno de Maria da Fé e a programação de 2019 você encontra clicando neste post aqui.

De todas as cidades do Sul de Minas, Maria da Fé é considerada a mais fria. Podemos ver a neblina sobre as montanhas
(Foto: @eduardoserranoimagens)
Geada e temperatura negativa em Maria da Fé
(Foto: Fabiana Galvão)

A vantagem de Maria da Fé é que ela é muito bem localizada e fica super perto de outras cidades turísticas. Com alguns minutos, você chega de carro até Itajubá, Cristina, São Lourenço, Caxambu, entre outros destinos.

2. Monte Verde

O distrito de Monte Verde, em Camanducaia, é conhecido como Campos do Jordão de Minas ou até como a Suíça Brasileira. Chique, né?

O clima gelado e as paisagens remetem ao continente europeu mesmo. No Inverno, os termômetros chegam perto do 0ºC. Para esta estação, Monte Verde conta com um bar de gelo, com temperatura de -17ºC. Ao entrar, os visitantes recebem roupas adequadas para a temperatura e o tempo de permanência também é controlado para que o corpo não entre em choque térmico.

É um passeio muito bacana e sem contar os chalézinhos aconchegantes e as casas de fondue, não é mesmo? Chama o crush para passar um fim de semana lá com muitos queijos e vinhos.

Se você curtir fazer trilhas, a mais bonita de Monte Verde percorre a crista da serra. Os trechos passam por dentro das matas e sobre as rochas, a beira de penhascos que oferecerem mirantes incríveis, como esse abaixo do Pico Selado.

Vista do Pico Selado em Monte Verde. Um pico muito alto da Serra da Mantiqueira
(Foto: @tomaraujooficial)

3. Gonçalves

Gonçalves está entre as cidades do Sul de Minas que oferecem mais contato com a natureza. A tranquilidade e o aconchego é o ponto alto de todas as pousadas da cidade que oferecem lareiras aos seus visitantes. É também um ótimo destino turístico para levar o seu amorzinho.

Lá, é possível fazer trilhas que dão vistas e acessos a cachoeiras e também passeios históricos, do pôr do Sol e noturnos.

Veja nas fotos abaixo como pode ser a sua hospedagem:

Chalezinho no pé da Serra em Gonçalves
(Foto: @pousada_vida_verde)
Dentro da banheira com vista para Serra da Mantiqueira
(Foto: @pousada_serravista)

Mas se você não tem um amorzinho para chamar de seu, chama a galera mesmo que na cidade tem uma cervejaria muito bacana.

4. São Lourenço

Se você acompanha nosso blog ou nosso Instagram, com certeza já ouviu falar sobre São Lourenço.

De várias cidades do Sul de Minas, essa ocupa um espaço especial no nosso coração. Nós adoramos passear por lá porque além do Parque das Águas com suas fontes medicinais e balneários para tomar banho em águas relaxantes e terapêuticas, São Lourenço ainda conta com passeios de balão e de Maria Fumaça.

O clima também é de cidadezinha do interior, então é muito aconchegante para o Inverno. Lá é uma cidade onde ocorrem muitos festivais e em Agosto é comemorado o aniversário da cidade.

Então, pode anotar. Todo ano acontece a tradicional Festa de Agosto de São Lourenço.

Neste ano de 2019, a festa ocorre de 01 a 10 de Agosto e conta com artistas como Dilsinho, Nayara Azevedo, Dennis DJ, Maria Cecília e Rodolfo e Lauana Prado. Os ingressos podem ser adquiridos aqui.

Banner da Festa de Agosto em São Lourenço
(Foto: Bilheteria Digital)

Aproveite a proximidade de São Lourenço com Caxambu e dê uma passada também nesta outra cidade. O Teleférico e o Parque das Águas de Caxambu são dois passeios imperdíveis para qualquer época do ano.

Mas quem visita Caxambu no Inverno ainda pode visitar a IX Exposição Nacional de Orquídeas, que acontece de 25 a 28 de julho.

5. Aiuruoca

E pra fechar o chave de ouro, o paraíso Aiuruoca para quem curte matas e cachoeiras. O Pico do Papagaio é o ponto mais alto da cidade. Então, compre os casacos corta-vento e se prepare para uma vista de tirar o fôlego.

Pico do Papagaio é uma linda vista das cidades do Sul de Minas
(Foto: @samuumelo)

E então, quem está dentro dessa aventura por Minas Gerais em busca de belas paisagens e uma ótima gastronomia?

Agora que você já conferiu nosso TOP 5, por quais cidades do Sul de Minas você pretende começar?

Não esquece de deixar um comentário aqui embaixo pra gente contando qual cidade você tem mais vontade de conhecer e, caso já conheça alguma delas, nos conte como foi a sua experiência.

Vejo você no próximo post com muito mais dicas! Ah, e se quiser conhecer algum passeio específico, pode deixar aqui seu comentário como sugestão também.