Blog oficial da Lojinha Uai. Informações sobre produtos, receitas, dicas, curiosidades e muito mais!

Como repor vitamina D inserindo champignon na alimentação

A gente sabe que um dos assuntos mais procurados pelos brasileiros é como repor vitamina D no organismo e a deficiência dessa substância já foi considerada uma pandemia pelo estudo BRAZOS (Brazilian Osteoporosis Study), pois quase todos nós ingerimos quantidade abaixo da recomendada e, com a correria do dia a dia, não conseguimos nem tomar sol para ajudar na absorção dessa vitamina pelo organismo.

Tudo isso é muito preocupante, pois a deficiência da vitamina D pode ocasionar o aumento no risco de câncer e a osteoporose.

Então, todo mundo correndo para farmácia mais próxima para comprar suplementos, correto? ERRADO!

Nesse artigo, vamos te mostrar como você pode repor essa substância inserindo champignon na sua alimentação. Esses cogumelos, além de muito saudáveis, são deliciosos e bem suculentos!

Então, vamos conferir?

Como repor vitamina D sem o uso de remédios e suplementos

Com certeza, se você chegou até aqui é porque não gosta de se entupir de medicamentos e suplementos. E você tem toda razão! Pesquisadores da Univerdade de Uppsala, na Suécia, descobriram que, a longo prazo, as mulheres que ingerem muita suplementação de cálcio têm mais riscos de morrer por doenças cardiovasculares.

Por esse motivo, a ingestão de alimentos saudáveis é sempre o melhor remédio! E aqui apresentamos uma sugestão diferente do famoso leite que você já conhece: o champignon.

Como repor vitamina D comendo um prato de champignon
(Foto: Lojinha Uai)

Banner para comprar produtos artesanais do Sul de Minas Gerais

Os Benefícios do Champignon 

Assim como o corpo humano, os cogumelos precisam de luz solar para absorverem os nutrientes. Mas, como eles crescem em um ambiente com bastante incidência de raios UV, os cogumelos, por si só, representam uma importante fonte de vitamina e se você procura por soluções de como repor vitamina D, esse alimento é a melhor alternativa para ter ossos e dentes mais fortes e combater a anemia!

Sabemos que o recomendado é cerca de 2.000 unidades diárias do nutriente para adultos e em apenas uma porção de champignon cerca de 400 unidades de vitamina D são fornecidas. Isso significa que, inserindo em diversas refeições, ele pode prover os mesmos níveis de vitamina que muitos suplementos.

Além disso, ele possui ação antioxidante, combatendo o envelhecimento precoce, e também auxilia no controle da pressão alta, no aumento da imunidade e na redução de câimbras e fadigas por possuir um alto índice de potássio.

Quando pensamos na saúde dos diabéticos, o champignon desempenha um papel muito importante diminuindo os níveis de glicose no sangue. Mas essa pauta é tão interessante e rica em conteúdo que você encontra um artigo só pra ela.

Nem todos os champignons são iguais

Como nem tudo são flores, somos obrigados a te falar que nem todos os champignons são iguais e vão te fazer o mesmo bem.

Em primeiro lugar, você SEMPRE precisa ficar atento ao processo de conservação dos alimentos. Grande parte desses cogumelos, que são encontrados em supermercado, possuem uma coloração esbranquiçada e isso se deve ao alto nível de cloro usado para conservação, que garantem uma validade estendida por até 2 anos.

Já os champignons Sapore da Mama, comercializados com exclusividade pela Lojinha Uai, possuem uma coloração amarelada, que é a original e muito mais saudável e livre de conservantes, deixando o alimento muito mais saboroso e suculento.

E engana-se quem pensa que o cozimento mata as propriedades nutritivas. Você pode consumí-lo puro, com frango xadrez, em risotos, em saladas, no estrogonoff ou, até mesmo, com uma deliciosa pizza!

Como repor vitamina D com uma pizza repleta de champignon
(Foto: Banco de Imagens Lojinha Uai)
Como repor vitamina D comendo carne com champignon
(Foto: Banco de Imagens Lojinha Uai)

Agora que você já sabe como repor vitamina D de uma maneira saudável apenas melhorando a sua alimentação, continue acompanhando as matérias do blog para descobrir outros alimentos benéficos para a sua saúde.

Até a próxima!

*Esse artigo é 100% autoral. É proibida a reprodução total ou parcial sem autorização. Protegido pela Lei de Direitos Autorais nº 9610/98.