Blog oficial da Lojinha Uai. Informações sobre produtos, receitas, dicas, curiosidades e muito mais!

Temperatura Ideal para Vinho Tinto e Branco: Guia Completo

Você já passou por alguma situação em que degustou o mesmo vinho que já tinha provado antes, mas ficou pensando porque ele parecia melhor desta vez? Então, você não está sozinho nessa. Isso ocorre com muita gente e o principal fator que influencia nesse sabor é a temperatura ideal para vinho.

Para que as características sejam ressaltadas e sua experiência seja melhor, é extremamente importante se atentar para ela.

Então, se você for um apreciador de verdade, vai querer conferir as minhas dicas. Deixa eu te explicar o que muda em cada vinho. Vem comigo!

Características dos vinhos que variam com a temperatura

Basicamente, eu posso te dizer que se o vinho for apreciado abaixo da temperatura recomendada ele será uma bebida dura. Porém, se estiver acima, terá um aroma muito alcoólico.

Mas esse é só o básico que você precisa entender. Se ater a apenas isso é muito pouco. Vou te dar mais algumas explicações abaixo.

Corpo

Os vinhos encorpados, como o Cabernet Sauvignon, Malbec e Merlot, têm um peso molecular maior e, por esse motivo, devem ser degustados a uma temperatura mais alta que os mais leves.

Variedade da Uva

Algumas castas produzem vinhos mais voláteis, como a Pinot Noir, por exemplo. Quanto mais volátil, mais fresco ele deve ser servido. Em outras palavras, se a bebida é muito quente e o álcool evapora com facilidade, ele fica mais perceptível ao paladar, a ponto de gerar um verdadeiro incômodo.

Esse é o motivo de que, por mais que a temperatura ideal para vinho varie, ela nunca vai ultrapassar 20ºC.

Tanicidade

O tanino está presente apenas nos vinhos tintos e, quanto mais baixa a temperatura, mais evidente ele fica e, se cometido exageros, passa a ser desagradável. O ideal para os vinhos tintos, então, é uma temperatura mediana.

Já os vinhos brancos, que não possuem taninos, se forem servidos na mesma temperatura que os vinhos tintos, se tornam muito alcoólicos. Portanto, eles devem ser servidos bem gelados.

Aroma

Como eu já expliquei, quanto mais elevada a temperatura, maior a evaporação e, consequentemente, maior será o seu perfume.

Todo apreciador gosta de sentir o cheiro do vinho. Porém, esse esforço deve ser dosado, ainda mais nos brancos que já têm o aroma naturalmente intenso.

Temperaturas elevadas demais perdem o frescor do vinho e baixas demais escondem qualquer aroma.

Sabor Doce

A doçura é acentuada quanto mais quente o seu vinho e amenizada quanto mais gelado.

Escala com a Temperatura Ideal para Vinho Tinto e Vinho Branco

Viu como saber a temperatura ideal para vinho não é uma tarefa fácil, né?

Culturalmente, nosso país é acostumado com os extremos. O clima tropical nos obriga a gostar de uma cerveja estupidamente gelada e, quando está friozinho, nada melhor do que um chocolate beeeeeeem quente. Mas isso não pode ser aplicado ao vinho, que é uma bebida delicada e cheia de nuances.

Nem eu tenho tanto conhecimento para ser capaz de dizer a temperatura correta para cada um e, por esse motivo, dou a palavra para nossos parceiros sommeliers da Casa Geraldo.

Na cidade de Andradas, com experiência de mais de 30 anos e produtores da marca Vinhos Casa Geraldo e Vinhos Campino, eles deixam aqui suas sugestões:

Escala com a temperatura ideal para vinho tinto
(Foto: Lojinha Uai)

Para o vinho branco Glamour, um vinho fino da Casa Geraldo, produzido com a uva da variedade Moscato, a dica de temperatura e harmonização está na foto abaixo.

Imagem da garrafa de vinho branco Casa Geraldo e ao lado uma escala mostrando que a temperatura ideal para vinho branco é entre 5 a 7ºC
(Foto: Casa Geraldo)

Algumas adegas mais sofisticadas possuem até dois termômetros internos, deixando a tarefa de dispor os vinhos mais fácil. Porém, se seu orçamento não permite que compre uma dessas, saiba que a melhor solução é comprar uma pequena, que comporta até 8 garrafas.

E quem não tem adega, como pode armazenar vinhos na temperatura correta?

Não vai ser a falta de uma adega climatizada que vai te impedir de degustar os melhores vinhos. Então, vou te dar uma dica muito útil!

A porta da geladeira possui uma temperatura em torno de 12ºC. No meio gira em torno de 6ºC e já no fundo, junto à placa fria, é mais ou menos 3ºC.

Você pode verificar com um termômetro comum se isso se aplica a sua também. Mas te adianto que, na maior parte dos casos, sim.

Então, deixe os vinhos tintos que pedem temperaturas mais altas gelar na porta e disponha os brancos na prateleira interna normalmente.

Mas outra dica importante: não mantenha seus vinhos na geladeira por muitos dias, pois a vibração não fará bem ao líquido.

Mas caso você tenha esquecido na geladeira, retire a bebida e deixe-a aquecer um pouco antes de beber.

Essa técnica de deixar o vinho aquecer na temperatura ambiente antes de beber foi inventada pelos franceses e é chamada de “chambré” e foi graças a ela que as pessoas erroneamente acham que um vinho deve ser bebido sempre em temperatura ambiente.

Dicas Extras do Sommelier

Achou que eu ia parar por aqui o guia completo de temperatura ideal para vinho? Separei mais 2 dicas muito importantes para um apreciador de verdade.

  1. Se quando você estiver servindo um vinho branco a taça ficar embaçada, indica que a bebida está gelada demais. Você deve ter exagerado e, por isso, deixe esquentar um pouco na temperatura ambiente;
  2. Nunca complete a taça ao servir. Isso faz com que a bebida não fique muito tempo no copo e a temperatura não se altere. O ideal para vinhos tintos é servir até atingir o limite de 2/3 da taça e para vinhos brancos até 1/3.
Duas taças de vinho, uma com vinho branco e outra com vinho tinto
(Foto: Banco de Imagens – Lojinha Uai)

Viu só que chique mineiro sendo entendido da temperatura ideal para vinho? Esse foi o nosso primeiro post sobre curiosidades que vão aprimorar sua experiência ao degustar a bebida. Aqui eu ensinei muito mais do que somente isso. Eu também mostrei quais características do vinho são alteradas a partir da temperatura e dei mais dicas especiais para aprimorar sua degustação. Claro, contando com a ajudinha dos sommeliers da Casa Geraldo.

Continue acompanhando nosso blog e siga também nosso Instagram para ver mais artigos como esse e descobrir dicas rápidas de harmonização, receitas e muito mais. Te vejo lá!

*Esse artigo é 100% autoral. É proibida a reprodução total ou parcial sem autorização. Protegido pela Lei de Direitos Autorais nº 9610/98.